Descrição
É conhecida a sua influência sobre o jovem Friedrich Schiller, para quem Lessing era um exemplo a seguir. Esta influência é visível nos escritos de juventude acerca do teatro: Über das gegenwartige deutsche Theater [Acerca do teatro alemão contemporâneo] (1782) e Was kann eine gute stehende Bühne bewirken? [Que pode conseguir um bom teatro fixo?] (1784). Evidentemente, Schiller irá, mais tarde, desenvolver a sua própria teoria dramática.
A avaliação da importância da influência de Lessing depende do modo como interpretarmos a sua contribuição para o desenvolvimento do drama burguês, não só a nível teórico, como através da sua própria produção dramática, como Miss Sara Sampson e Emilia Galotti, esta ainda bem presente nos palcos alemães, tal como Minna von Barnhelm no domínio da comédia. O drama Nathan der Weise [Nathan, o sábio] (1778), em verso branco, nem tragédia nem comédia, constitui um caso à parte, pois não se integra na estética teatral da Dramaturgia. Constitui, porém, o ponto final da evolução da estética teatral de Lessing e é a peça mais levada à cena na Alemanha depois de 1945. As 24 encenações de Nathan der Weise em palcos de língua alemã, nos últimos dois anos, acentuam a atualidade da peça – que postula a tolerância entre as três religiões monoteístas: cristianismo, judaísmo e islamismo – no panorama político atual.
(Da introdução de Manuela Nunes)
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Fundação Calouste Gulbenkian, 2005. Com 207 [2] p. ; 22 cm; E.
[Muito bem conservado]
Detalhes
- Autor/a:Gotthold Ephraim Lessing