Naufrágios, Viagens, Fantasias e Batalhas

8.00 

2 em stock

Descrição

Selecção, prefácio, leitura de texto e notas de João Palma-Ferreira.

Já depois de composto e impresso o presente volume, foi publicado em Pisa o nª5 dos Quaderni Portoghesi, inteiramente dedicado ao estudo de diversos aspectos dos relatos dos naufrágios que ficaram assinalados na literatura portuguesa dos séculos XVI e XVII. A edição veio confirmar o extraordinário interesse que, um pouco por toda a parte, aquele “género” literário tem vindo a despertar, sucedendo-se a outros estudos publicados recentemente na Itália e em Portugal.
Naufrágios, Viagens, Fantasias & Batalhas, reunindo inéditos da literatura marítima tradicional, de fantasias, de viagens e de batalhas que vão desde o século XVIII à navegação e às tragédias marítimas dos inícios do século XX.
Deliberadamente heterogénea, a colecção apresentada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda – com prefácio, leitura de texto e notas de João Palma-Ferreira – pretende pôr em evidência o itinerário de um tipo de narrativa de que a literatura culta já se apoderou, sem deixar de sublinhar a constante vinculação à sua origem peculiaríssima e até popular e que jamais perdeu.