Juventude Soviética : Mito ou Destruição / Piotr Yakir

6.00 

1 em stock

Descrição

Aos catorze anos, Piotr Yakir é urna criança feliz, quando .a tragédia se abate sobre ele. O pai, o general Jona Yakir, é mandado executar por Estaline, ao mesmo tempo que o marechal Toukbatchevski; é o que se chama a purga dos generais (1937). Ele é também detido e metido na prisão. A sua primeira estadia nos campos e prisões duraria cinco anos.

São estes cinco anos de infância e de adolescência que nos são contados aqui por Piotr Yakir. Ao longo destas páginas impressionantes que nos revelam um sistema penitenciário, militarista e degradante, descobrimos uma criança, obstinada e de coração de ouro, implacável diante do adversário (chefes e guardas), sensível ao infortúnio dos seus companheiros, e capaz de descobrir mesmo na tragédia os prazeres da vida. Greves de fome, evasões, golpes. Piotr tem quinze anos.

Piotr Yakir foi reabilitado, assim como o pai, por Khrouchtchev. Mas preferiu continuar .a bater-se pela justiça; fundou ,com o academista André Za-kharov o Comité para os, Direitos do Homem. Foi detido de novo em Junho de 1972. Piotr Yakir tem hoje quarenta e nove anos. Passou vinte anos da sua vida na prisão. «Uma infância Russa» não é só um testemunho impressionante, é um grande relato que se pode, a justo título, comparar às mais belas obras de Gorki e de Soljenitsin.

Detalhes: