Guerra colonial : fotobiografia / Renato Monteiro, Luís Farinha

Categoria:

12.50 

2 em stock

Descrição

“[…] Se outros méritos não tivesse, teria esta Fotobiografia o de contribuir para nos provocar ao exercício da memória, da paixão e da nossa cultura histórica. Trata-se de uma obra que se inscreve no esforço e na lucidez de todos aqueles que em África viram cruzar-se o seu destino com a clarividência de um outro sentido e de uma nova verdade sobre si mesmos, sobre uma África até então ignorada e sobre um Portugal que se enredava no crepúsculo dos seus derradeiros mitos territoriais.
[…] tomando com o necessário rigor os critérios e materiais que o informam, é quase inevitável reconhecer que se trata da mais completa, sensível, documentada e isenta crónica entre nós até agora publicada sobre os anos da nossa última vicissitude africana. Vai do eclodir da guerra ao processo irreversível da descolonização. Passando, obviamente, pelos momentos mais cruciais da vida na frente e na retaguarda. E com a virtude supletiva de nunca desconhecer o papel, a acção, a insofismável existência do outro: o guerrilheiro, esse anjo invisível dos nossos mitos bélicos de então, e o sentido da sua luta de libertação patriótica.
[…] esta Fotobiografia não vem destituir nenhuma outra forma de expressão escrita, não se substituirá ao imaginário das outras artes: é apenas uma obra de emergência num tempo português que comporta em si as marcas do tabu, do preconceito político, da reserva moral e do remorso colectivo.” in Prefácio por João de Melo