A Fome: Flagelo da Humanidade / René Dumont e Bernard Rosier

Categoria:

6.00 

1 em stock

Descrição

Não se trata de uma vaga ameaça; a fome atinge já a Índia, ronda a África e a América Latina, À fome traduz-se por números: desde 1958, nos países do Terceiro Mundo, a produção alimentar aumenta num ritmo menos acelerado do que o crescimento da população. Entrevê-se um desastre planetário nos horizontes de 1980, Que fazer?
René Dumont, autor de À África Começa Mal, e Bernard Rosier, assistente do Institudo Nacional de Agronomia, estabelecem um quadro completo e implacável das possibilidades mundiais: um Ocidente pletórico, mas tentado a encerrar-se em si mesmo; um campo socialista a debater-se com dificuldades agricolas e actualmente importador de cereais; um Terceiro Mundo colocado
em situação difícil, embora com excepções em certos países.
Impõe-se simultaneamente dois objectivos: triplicar a produção alimentar até no ano 2000; controlar a expansão demográfica. Os meios encontram-se no nosso alcance: estimular a investigação e produção de novos alimentos; repartir os excedentes, distribuir adubos, criar um imposto mundial de solidariedade e, nesse sentido, instituir uma autoridade mundial que oriente a luta contra a fome e tenha também a possibilidade de exercer a sua acção sobre o índice crescente da natalidade.
Sim, o mundo caminha para a fome se não se escutar o apelo alarmante reflectido nas páginas deste deste livro de flagrante actualidade, cujos autores são unânimes na solução apontada para evitar um verdadeiro flagelo da humanidade: a profunda e imediata solidariedade mundial.