Universidade e transformação social nos pequenos estados em desenvolvimento : o caso de Cabo Verde / André Corsino Tolentino
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Descrição
Até que ponto o tamanho do país conta quando se trata de educação para a transformação social? Esta é a principal pergunta à qual esta tese de doutoramento procura responder, através da exploração das complexas relações entre a universidade, a identidade nacional e o desenvolvimento humano no contexto dos estados de reduzida dimensão. O autor postula como premissa que o tamanho conta e a investigação começa quando, comparando entre si e com os estados de média e grande dimensão nas respectivas regiões, os estados de reduzida dimensão em geral e os pequenos estados insulares em particular, verifica que existe correlação entre os níveis de educação e os índices de desenvolvimento humano, mas não entre estes índices e a população, a área e o produto nacional bruto. A análise transdisciplinar, baseada na literatura relevante, estudos de caso e experiência do autor, permitiu tratar as funções do ensino superior e do co.ohecimentp_ científico^-como factores de transformação social, afirmação da identidade e desenvolvimento humano num processo em que podem ser ora causa, ora consequência da expansão dos direitos humanos formais e reais. Partindo do conceito de modernização reflexiva e utilizando as ferramentas teóricas de diversas disciplinas, nomeadamente da Sociologia, Economia do Desenvolvimento, Ciência Política e Educação Comparada, o autor examina as relações entre estes factores e enfatiza a importância da análise da ecologia dos pequenos estados insulares de dentro para fora, na perspectiva nissológica e aplicando o principio da hélice-tripla entre a universidade, a governação e a sociedade, nos contextos da transnacionalização e da globalização aceleradas. Além de integrador de experiências e perspectivas, este trabalho é um estudo de caso a três níveis da análise comparada: primeiro, das dj_fe/enç;^,e_semelhanças entre pequenos estados, segundo, dos„cinco pequenos estados africanos insulares e, por fim, de cinco universidades nacionais e regionais com características geográficas, políticas, económicas e culturais diversas. Os conceitos, as causas e_os efeitos da regionalização, desterritorialização, transnacionalização e globalização são analisados de dentro para fora e com regras próprias, sempre á procura do outro enquanto sujeito, igual e imprescindível. Sobre a importância dos recursos naturais, da emigração e da ajuda pública ao desenvolvimento, é sugerido que, sendo necessários e susceptíveis de produzirem efeitos diferenciados, nenhum Iguala, nem substitui o investimento na educação, que não sendo o único, é o factor mais potente do crescimento económico, equidade e coesão social. Da leitura crítica de teorias e práticas pertinentes resulta novo conhecimento e novas pistas se abrem à investigação no quadro da Universidade Pública de Cabo Verde, pequeno estado insular, de emigrantes e em desenvolvimento, mas ainda carenciado de sustentabilidade e equidade. A universidade é concebida no cruzamento da afirmação identitária, aproximação dos residentes e emigrantes, acesso à economia do conhecimento e transformação social em direcção ao desenvolvimento solidário e sustentável. O autor argumenta que, para atingir estas finalidades, a Universidade de Cabo Verde terá de ser empreendedora e defensora do ensino superior de qualidade como bem público, assente numa parceria públicoprivada capaz de ambicionar e conseguir a internacionalização, o reconhecimento e a excelência.
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Fundação Calouste Gulbenkian, 2007. Com 434 p. : il. ; 24 cm; Broch.
[Muito bem conservado]
Detalhes
- Autor/a:André Corsino Tolentino