Ensaio Sobre a Essência do Ensaio / Sílvio Lima
Obra fundamental de teoria literária e filosófica de Sílvio Vieira Mendes Lima (Coimbra, 1904 – 1993), professor extraordinário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
7,00 €
Em stock
Descrição
Obra fundamental de teoria literária e filosófica de Sílvio Vieira Mendes Lima (Coimbra, 1904 – 1993), professor extraordinário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Publicado originalmente em 1944 pela editora Arménio Amado de Coimbra na Coleção Studium (Temas Filosóficos, Jurídicos e Sociais), esta edição de 1951 representa a consolidação do título mais citado e mais vezes reeditado do autor, considerado por António Sérgio como “a obra mais lúcida e de maior acerto acerca da natureza da literatura ensaística em Portugal”.
Trata-se de um estudo metaensaístico — um ensaio que investiga a própria essência do género ensaio — onde Sílvio Lima caracteriza o ensaio como “auto exercício da razão” que tem origem numa experiência vivencial e constitui simultaneamente exercício de autocrítica. Distingue o verdadeiro ensaio (pensamento livre, original, crítico) do pseudoensaio português da época (que o autor denuncia como “fumarenta retórica, eruditismo formalista, historicismo arquivístico, comentarismo estéril, barroquismo conceptista e cultista, numa só palavra, o anticriticismo”). Lima dialoga com a tradição ensaística desde Montaigne (criador do género no século XVI) até contemporâneos como André Gide, Lukács e Adorno, propondo uma teoria do ensaio fundamentada na perspectiva instável, subjetiva e fragmentária que confere ao género relevância e força crítica.
Sílvio Lima foi figura trágica da intelectualidade portuguesa do século XX. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas (Coimbra, 1927), doutor em Psicologia (1929), professor auxiliar desde 1931, foi demitido compulsivamente da Universidade em 1935 pelo Estado Novo após publicar “Notas Críticas” ao livro do Cardeal Cerejeira e a dissertação “O Amor Místico”, considerada heterodoxa. Impedido de lecionar, sobreviveu como jornalista no Primeiro de Janeiro e Diário de Lisboa (1935-1942). Reintegrado em 1942 por intercessão ministerial, nunca recuperou plenamente a carreira, reformando-se antecipadamente em 1965. Só em 1975, já aposentado, foi simbolicamente reintegrado como catedrático — “paradoxo burocrático”, nas suas palavras amargas.
Durante o exílio académico produziu ensaios pioneiros sobre filosofia do desporto (“Ensaios sobre o Desporto”, 1937-1939), epistemologia histórica (“O Determinismo, o Acaso e a Previsão na História”, 1943) e este “Ensaio Sobre a Essência do Ensaio” (1944), obras que consolidaram a sua posição como um dos mais “sergianos” intelectuais universitários portugueses — na esteira crítica de António Sérgio. A Fundação Calouste Gulbenkian publicou a sua Obra Completa em dois volumes (2002). Item bibliográfico essencial para estudos de teoria literária, filosofia portuguesa e história da cultura universitária do Estado Novo.
—
Estado: Bem conservado
Detalhes
- Autor/a:Sílvio Lima






