Vendas Novas : Das Origens do Povoado a Sede de Concelho – Volume II / Artur Aleixo Pais

10.00 

1 em stock

Descrição

PREFÁCIO

Por vontade e desejo expressos do autor deste volume, fui convidado prefaciar esta obra. Só a muita amizade e admiração que nutro pelo autor, me levou a aceitar.
Assim, eis-me a explicitar o que penso do conteúdo deste II volume, todo ele um elogio sincero e merecido a todos aqueles que, ao longo de várias décadas, com  sacrifícios imensos, com desinteresse comprovado, com prejuízos pessoais e materiais evidentes foram arquitectando, paciente e devotadamente, o futuros da nossa terra.
O autor, com a simplicidade que lhe é peculiar, utiliza uma linguagem acessível, descreve factos que nos prendem. Embora com profundidade, aligeira os temas, o que nos leva a devorar avidamente um pouco da nossa história.
A acrescer a tudo isto, o autor manifesta uma humildade que encanta e merece a nossa admiração. O seu interesse pelas “coisas” da sua terra, o carinho com que enaltece os personagens, o modo como trata as questões mais polémicas, tudo contribui para o enriquecimento desta obra.
As possíveis e naturais omissões que possam existir, somente são devidas à falta de documentação, pese o interesse e empenhamento do autor em se documentar o melhor possível. Tais omissões não conseguem retirar o valor que este volume apresenta, pois todo ele é um repositório histórico e monográfico que, estou convicto, jamais conseguiria ser feito.
A exemplo da elaboração do I volume, também agora o autor presta mais um serviço à sua terra natal, não pretendendo qualquer remuneração monetária!
Por tudo isto, Artur Aleixo Pais, deverá ser merecedor da admiração e reconhecimento de todos os Vendasnovenses. Este seu II volume constitui um dos pedaços mais importantes e homéricos da nossa história!
Difícil se torna destacar qual dos quatro temas que compõem a obra é o mais importante: se o longo e rico historial do Estrela Futebol Clube, se a titânica luta dos que fundaram e prosseguiram a obra dos “Soldados da Paz”, se a tenacidade heróica de todos os que contribuiram para a autonomia administrativa de Vendas Novas, ou,
ainda, a gigantesca luta que conduziu à construção da bela Igreja de Sto. António.
O leitor desta obra será o melhor Juíz!

Prof. António João Cadete Madeira