Descrição
Educar é a tarefa mais eminente… de uma educação, boa ou viciosa, dependerá a felicidade presente e futura, temporária e eterna… Como não se cercar, pois, de todos os recursos possíveis para levar a bom Termo uma missão de tal importância?
É por isso que nunca será demais uma obra que, partindo de uma experiência vivida, possa ser assim como a conselheira, que aplaina as dificuldades, que alerta sobre os perigos…
“Qualidades e defeitos das crianças” é um livro nesse gênero… desvenda-nos e torna-nos mais conhecido esse mundo maravilhoso da infância, a que o adulto precisa se achegar não como um titã que domina, mas como um amigo que se desvela… A sra. Jeanne Cappe não se perde em abstrações teóricas, mas toma os fatos simples de todo dia, de cada hora, esses mil nadas que constituem o imponderável da vida e situa-os no quadro geral, dando-lhes então o valor que realmente têm. Faz isso, porém, com tal simplicidade, com tanta naturalidade que a mãe lerá este livro com prazer, mesmo nessa hora da noite que é a hora do sossego, mas também do cansaço… nesses momentos vagos e fugitivos, enquanto uma vozinha de criança não provoca uma interrupção ou solicita um auxílio. E, ao chegar a última página, ela se dará conta de que adquiriu muita cousa: uma consciência mais clara de sua missão e a certeza de que a educação é talvez mais simples do que se pensa, porque é uma obra de amor, de adaptação e de simples bom senso.
Detalhes: