Problemas de Nosso Tempo / Miguel Reale

3.00 

1 em stock

Descrição

PREFÁCIO

Não é por mera coincidência que o primeiro e o último dos trabalhos enfeixados neste volume foram escritos sob a impressão de duas expedições à lua, que marcaram definitivamente o início da era interplanetária. Essa referência revela bem a celeridade com que se desenvolvem os acontecimentos de nossa época, alterando a imagem do homem e do mundo. Vem daí a necessidade que sente o filósofo de recorrer às colunas dos jornais, para ir manifestando as suas dúvidas e inquietações, atraído também êle pelo vertiginoso ritmo dos canais de informação que cobrem, quando não esmagam, a sociedade novecentista.
Isto não obstante, por mais que se renovem as perspectivas de um mundo nôvo, há certas constantes denunciadoras dos liames essenciais que prendem os fatos históricos entre si, como expressões variáveis e até mesmo conflituantes da fonte espiritual comum de que promanam, isto é, do espírito humano outorgador de sentido a tudo que se desenvolve no plano da história. Quando os assuntos contemporâneos são analisados sob o enfoque dessa problemática universal do homem, a sua transitoriedade se atenua, ou pelo menos, podem adquirir maior duração, conservando algum significado para a compreensão de nosso destino.
São essas considerações que me animam a reunir alguns estudos e artigos, a maior parte dos quais publicados na Fôlha de São Paulo, segunda e bem mais tranquila fase de minha experiência jornalística.

Miguel Reale
São Paulo, julho de 1969.

Detalhes: