Posições (1964-1975) / Louis Althusser

5.00 

1 em stock

Descrição

Esta obra de Althusser reagrupa vários artigos importantes que marcaram a sua evolução entre 1964 e 1975, e de que a maior parte se tinha tornado de difícil acesso. O próprio Louis
Althusser entendeu datá-los, não apenas para lembrar as circunstâncias da sua aparição (os estudos de comunistas sobre a psicanálise, por exemplo, não eram assim tão frequentes quando ele publicou em 1964 «Freud et Lacan»), mas também para significar que estão datadas certas preposições, que se podem destacar nos primeiros textos.

Sabe-se que no essencial, ele se justificou nos «Eléments d’ autocritique» (Hachette, 1974). Os artigos são portanto apresentados na sua ordem de publicação, sem modificações nem correcções. O último, que reproduz o essencial da argumentação com que em Junho de 1975 Louis Althusser defendeu os seus trabalhos num Doutoramento de Estado na Universidade de Amiens, tinha sido publicado por La Pensée com o título de «Est-il simple d’être marxiste en philosophie?», e fica agora pela primeira vez acessível ao grande público.