Picasso / Henry Gidel

20.00 

1 em stock

Descrição

Picasso é uma das personalidades que marcaram o século XX. Génio multifacetado que tanto fascina como gera ódios. O pai de Guernica e de As Meninas de Avinhão, bem como de muitas outras obras de génio, adorava surpreender, chocar e fascinar o público. O grande autor da revolução cubista, que mudou para todo o sempre a nossa forma de olhar para a Pintura, foi também um homem de mulheres. Dona Maar, Françoise Gilot foram muitas das musas da sua vida. Uma vida comprometida com a época, uma vida apaixonada, tão cheia de brilhantismo como de momentos dramáticos.
De facto, o leitor, ao olhar para este livro, poderá pensar: «Mais um livro sobre Picasso…» Porém, se excluirmos os relatos, muitas vezes parciais, publicados recentemente e que se referem a épocas precisas da sua vida, eis que podemos dizer que há cerca de quinze anos que não se edita um livro no qual se explore, desde a nascença até à morte, a vida deste monstro sagrado que desapareceu em 1973.
Há muitos que o consideram um avaro, um sádico, um dissimulado, outros que o olham como um impostor e um assassino da Pintura, e há ainda quem se revolta contra os primeiros e que, sem nenhum sentido crítico, se verga diante da estátua que ergueram em sua homenagem.
Todos têm razão e todos estão completamente errados, uma vez que há vários Picasso, muitos Picasso, demasiados, sem dúvida.
Nele, o homem bom e generoso rivaliza com o bárbaro e o avaro, o audacioso esconde o tímido, o revolucionário apadrinha o conservador e o homem seguro de si camufla um indeciso patológico. O que é mais extraordinário ainda é que o verdadeiro satírico transformava-se num doce amante.
Assim, ao longo destas páginas poderá descobrir não só o Picasso-pintor mas também o Picasso-homem, que sempre esteve rodeado de mulheres, até ao momento em que Geneviève Lapone passou a ocupar um lugar definitivo na sua vida.
Definitivamente um novo olhar sobre Picasso!

Detalhes:

Idioma: Português

Tradução: Fernanda Oliveira

Autor: Henry Gidel

Editora: Europa-América

Ano: 2009

Descrição Física: 386 [6] p. : il. ; 24 cm

Colecção: Grandes Biografias

Condição: Como novo