Os Precursores das Ciências Sociais / Timothy Raison

3.00 

2 em stock

Descrição

As conquistas das ciências sociais não são cumulativas — não podem desligar-se das suas vinculações históricas, ao longo de cujo curso suas ideias centrais foram-se consolidando e a partir do qual se registram, permanentemente, autênticas projeções no pensamento contemporâneo. Desta forma, as ideias sociológicas, as grandes teorias sociológicas vivem com intensa atualidade nos nossos dias, assinalando uma presença que se conforma à íntima natureza desta ciência: o seccionamento da vida presente em relação à vida passada é mera técnica metodológica, que viola artificial e ingenuamente o fluxo contínuo da realidade da vida humana, sociologicamente considerado.

O reconhecimento dessa verdade substancial levou o organizador da presente coletânea à ordenação deste livro: uma busca concreta da unidade profunda das ciências sociais através da palavra e das intuições diretoras dos seus precursores. TIMOTHY RAISON, assim como os especialistas que aqui escrevem, têm em mente, ao longo do livro, esta diretriz primordial: que a sociologia dos nossos dias é resultante do pensamento dos precursores, e que este pensamento não é alguma coisa estranha à sua história, que se pusesse ao lado da história das ideias sociológicas, mas o seu próprio cerne, a própria realidade viva, atuante, dinâmica e válida da sociologia de hoje. Não importam os conteúdos do pensamento sociológico do passado: a complexa realidade sociológica exige a múltipla abordagem metodológica, já que esta visão diferente e diversificada visa a captar, ao cabo de contas, a essência mesma do fenômeno sociológico.

Uma ciência, para autonomizar-se com legitimidade, precisa buscar, permanentemente, a compreensão das suas origens, inclusive para esquecê-las e transcendê-las, segundo o profundo conselho de WHITEHEAD.

TiIMOTHY RAISON formou-se em Eton e Oxford, onde conquistou uma bolsa em História. Foi editor de publicações especializadas como Crossbow e New Society, e é autor do livro Why Conservative? bAtualmente, faz parte do consçlho diretor do Chelsea School of Science and Technology, de Londres.

Detalhes:

Editora: Zahar

Ano: 1971

Descrição Física: 260 p. ; 21 cm

Condição: Livro bem conservado