Descrição
A HISTÓRIA QUE DEU ORIGEM AO FAMOSO FILME DE BERNARDO BERTOLUCCI «O ÚLTIMO IMPERADOR»
Em 1908, um rapazinho de três anos subiu ao trono como imperador da China, na fabulosa Cidade Proibida, em Pequim. Com ele se encerrou um longo período de três mil anos de governo imperial, pois que em 1912 a China se tornou uma república.
Quando foi finalmente expulso da Cidade Proibida, aos dezoito anos, Pu Yi poderia ter vivido o resto da sua vida como um aristocrata imensamente rico. Em vez disso, esbanjou a fortuna em repetidas tentativas para recuperar o trono, tendo acabado por tornar-se uma figura chave para as ambições japonesas na Ásia continental, e chefe do executivo por estes últimos empossado após a invasão da Manchuria em 1931.
Capturado pelos Russos após a Segunda Guerra Mundial, esteve detido cinco anos por estes antes de ser entregue à China comunista para «reeducação». Mais tarde, amnistiado por Mao, viveu como jardineiro em Pequim, tendo aí morrido em 1967. A vida de Pu Yi constitui uma das histórias mais extraordinárias deste século, o símbolo de uma cultura antiga lutando por sobreviver nos tempos modernos.
Edward Behr, actualmente director cultural da revista Newsweek International, conheceu Pu Yi pouco antes de ele morrer e esteve na China para falar com aqueles que podiam testemunhar sobre a atribulada existência do último imperador daquele país. Dessa sua pesquisa nasceu o presente livro, a biografia fascinante de uma das mais estranhas figuras da História contemporânea.
Detalhes: