Descrição
ConteúdoAgradecimentos
Prefácio
Capítulo 1 O Planejamento do Currículo
Que é o currículo?
Planejamento curricular racional
Outras pressões sobre o planejamento curricular
O desenvolvimento do currículo e o professor
Resumo e conclusões
Capítulo 2 Objetivos do Currículo
Qual é o objetivo de um currículo?
Algumas críticas à taxionomia de Bloom
Planejamento curricular sem especificação prévia
de objetivos
Modelos alternativos de objetivos curriculares
Fontes de princípios metodológicos
Resumo e conclusões
Capítulo 3 O Conteúdo do Currículo
Cultura e currículo
Conhecimento e currículo
A educação centrada na criança
Necessidades ;
Desenvolvimento
Interesses
Valores e currículo
Resumo e conclusões
Capítulo 4 A Integração do Currículo
Formas de conhecimento
A integração do conhecimento
Razões e propósitos :
Outras teorias do conhecimento
Implicações sociais e políticas
Problemas práticos
Resumo e conclusões
Capítulo 5 A avaliação do Currículo
Tipos de avaliação
Avaliação e especificação prévia de objetivos
Avaliação sem objetivos pré-especificados
O avaliador
Resumo e conclusões /
Capítulo 6 O Contexto Social do Desenvolvimento do Currículo
Exames públicos e desenvolvimento curricular
Influências e restrições
A disseminação da inovação
Desenvolvimento curricular baseado na escola
Resumo e conclusões
Capítulo 7 Um Currículo Comum
Os bastidores
A defesa de um núcleo comum para o currículo
Problemas e dificuldades
As implicações de um currículo centralizado para o
desenvolvimento curricular
Avaliação e currículo centralizado
Responsabilidade
Princípios e processos comuns
Resumo e conclusões
Bibliografia
Índice de Nomes
Índice de Assuntos
Detalhes: