No Signo de Hipócrates / Barahona Fernandes

12.00 

1 em stock

Descrição

Cuida esta publicação de assuntos vários, afins à Medicina — pequenos artigos de divulgação e crítica, publicados em jornais diários e conferências, excertos de lições e estudos especiais, escritos em épocas diversas, que remontam até 1630, ainda nos bancos da Universidade.

Liga-os um pensamento e uma concepção unitárias dos problemas abordados — a Medicina constitucional, psicológica, social e profilática, e a compreensão e acção sobre o Homem, na sua totalidade somática, anímica e espiritual. Só assim se justifica esta publicação, solicitada em tempos por alguns interessados.

Devemos notar que a Medicina mental é aqui apenas um tema como outros. O psiquiatra não quer falar como especialista; exactamente ao invés, apenas como médico, a quem a sua particular posição propícia mais amplas perspectivas na apreciação do Homem e do seu viver e penar, consigo mesmo e no Mundo que o rodeia.

Embora alguns destes escritos houvessem sido dirigidos a médicos e estudantes de Medicina, a maioria visa a gente leiga, curiosa das coisas médicas. Que as ideias aqui esboçadas possam, nuns e noutros, despertar o interesse e compreensão por certas questões, ainda rudimentares ou lamentavelmente olvidadas e desprezadas no nosso meio — a ciência da hereditariedade e constituição, a psicologia médica. a médico-pedagogia, a psicoterapia, a higiene mental, a medicina e assistência social, a profilaxia eugénica, numa palavra — a Medicina, como função cultural e sobretudo
social. (Do Prefácio)