Descrição
Concepção e Texto de Teresa Borges da Silva e Werner Radasewsky ; Fotografias de Günter Schneider.
Macau é o último padrão europeu na Ásia -e foi o primeiro! Desde 1557 que ali flutuam estandartes portugueses. Porém, em 1999, Macau será devolvido à China, dois anos mais tarde que a colónia britânica Hong Kong, situada a poucos quilómetros deste território. Aqui, na Costa Sul da China, os portugueses, há quase 500 anos, começaram a tentar com êxito imediato uma ligação entre a misteriosa China, Portugal e a Europa. Muito antes da existência de Shanghai ou Hong Kong, Macau desenvolveu-se prosperamente, tornando-se numa das mais ricas cidades portuárias não só nesta parte do globo. Com a presença e colaboração sistemática dos portugueses, Macau transformou-se num ponto de transbordo de preciosas mercadorias e novas ideias, criando um ponto de encontro internacional de pessoas, culturas e religiões. Macau foi, especialmente no séc. XVI, o medianeiro mais importante entre o Ocidente e o «Império do Meio» assim como com todas as regiões do Extremo Oriente. Este livro oferece imagens de Macau actual e narra os tempos passados. Esta atractiva metrópole mostra no seu moderno e apressado ritmo de vida a tradicional pulsação chinesa que aqui sempre existiu, misturada com a permanente influência portuguesa. Ainda hoje os seus visitantes têm a oportunidade de verificar e sentir a antiga função da ponte entre o Oriente e o Ocidente. Esta posição poderia repetir-se no futuro próximo.
WERNER RADASEWSKY trabalha como jornalista, autor e fotógrafo. Vive em Portugal quase todo o ano e tornou-se um profundo conhecedor da cultura e do desenvolvimento do país. Na Editora Nicolai iniciou e publicou os álbuns LISBOA e PORTO.
GÜNTER SCHNEIDER vive em Berlim e trabalha como fotógrafo para jornais, revistas e livros, tanto alemães como internacionais. Publicou vários livros de fotografia sobre Berlim. As fotografias do álbum PORTO são da sua autoria.
TERESA BORGES DA SILVA nasceu no Porto, trabalha em Berlim como tradutora e professora de línguas. Assim como nos álbuns LISBOA e PORTO fez parte da realização e concepção deste livro.
MACAU também está editado nas línguas alemã e inglesa.