Luigi Manini : Quinta da Regaleira : imaginário & método : arquitecturas & cenografia

60.00 

1 em stock

Descrição

“A cultura ao colocar o homem em contacto com as suas inquietudes, ideias e valores que têm a sua origem em outros lugares, contribui para superar a visão limitada. fruto de uma dedicação exclusiva a um determinado âmbito. Por outro lado, alinda que a cultura seja um fenómeno localizado numa área concreta, ela está sempre relacionada com aspectos universais, que dizem respeito a todos os homens. Uma cultura sem valores universais não é uma verdadeira cultura. Estes valores universais permitem que as culturas particulares comuniquem entre elas e se enriqueçam reciprocamente””.
É uma reflexão de João Paulo II que nos veio ao pensamento quando nos foi proposta esta colaboração para realizar uma exposição sobre Luigi Manini, capaz de ser artista de estatura europeia num momento em que as nações do velho continente se combatiam na primeira guerra mundial e se adensavam as nuvens do conflito mais violento da história humana. Pareceu-me, então, ter compreendido, desta forma, o verdadeiro espírito do arquitecto, pintor e cenógrafo cremasco. A “cultura”, como a beleza, é universal, transpõe os limites das fronteiras físicas, supera as dificuldades das diferenças linguísticas, mas liga os homens – para além do “indivíduo”” no valor da grande civilização. É uma mensagem que continua válida ainda hoje, no momento em que a APIC soube enquadrar com tantas exposições importantes nascidas do encontro com prestigiosas instituições culturais. E a vossa é, seguramente, uma das mais relevantes. Outras exposições foram levadas a efeito dialogando com prestigiosos museus em ltália, na Europa, até com o Metropolitan Museum de Nova York, mas esta tem um sabor particular porque quisemos abraçar
o desafio de uma co-produção que nos levará à promoção de um momento expositivo em Crema, realizado com o mesmo cariz científico e a mesma modalidade operativa da adoptada aqui em Portugal. Um trabalho complexo e intenso mas de êxito certamente seguro.
Um agradecimento sincero a quantos connosco partilharam esta tarefa, testemunhos de um importante acontecimento que encontra na geminação artística entre dois países a confirmação de um empenho cultural e cívico que nos une e nos reforça num momento de geral apreensão e de grande incerteza ao nível internacional.

PRESIDENTE DEL’APIC ASSESSORE PROVINCIALE ALLA CULTURA
On. Giuseppe Torchio Prof.ssa Denis Spingardi

Detalhes:

Idioma: Português

Autor: Luigi Manini

Ano: 2006

Descrição Física: 240 p. : il. ; 29 cm

Condição: Bem conservado