Lisboa antiga e Lisboa moderna : elementos históricos da sua evolução / Angelina Vidal

Categoria: Etiqueta:

23.00 

1 em stock

Descrição

Lisboa Antiga e Lisboa Moderna (agora em segunda edição) tem relações directas com o amplo movimento da historiografia portuguesa do século passado, sendo uma das suas caracteristicas a transposição dos temas nacionais para o âmbito local, na senda das ideias de Alexandre Herculano Enquanto Júlio Castilho considerava Lisboa um «enorme repositório de informação», Angelina Vidal encarava a cidade como a «grande aldeia», o perfeito espelho do reino. Muitos foram os que escreveram sobre essa «grande aldeia», uns de forma fragmentada, outros de maneira mais integradora. Caso, por exemplo, de Angelina Vidal.
Especificando: na visão de Angelina, a análise do passado e do presente não se separa numa leitura republicana, das teses de Antero e de Oliveira Martins quanto à decadência e à crise económica e social.
Foi precisamente nesta postura intelectual que Angelina Vidal realizou o trabalho a que se propusera. Partindo de fragmentados e desiguais conhecimentos, logrou atingir um trabalho que acaba por ter unidade e um carácter globalizante.
Não se esqueça ainda que a obra foi escrita na fase das grandes contradições da industrialização, com profundos dramas humanos que não podiam deixar de pesar na mulher lúcida e inteligente que foi Angelina Vidal.

Detalhes:

Idioma: Português

Editora: Vega

Ano: 1994

Nº Edição:

Descrição Física: 413 [28] p. : il. ; 25 cm

Colecção: Memória de Lisboa

Condição: Bem conservado