Descrição
O núcleo da Torre do Tombo denominado Leitura de Bacharéis é essencialmente constituído por processos de habilitação para servir os Lugares de Letras. Os candidatos aos lugares da magistratura tinham de prestar provas no Desembargo do Paço, antes das quais era instaurada uma inquirição à vida do candidato bem como à sua ascendência. As inquirições, dirigidas pelo Corregedor da Comarca, continham um questionário tipificado que as testemunhas deveriam responder. Os candidatos eram na sua maioria recém-formados pela Universidade de Coimbra que pretendiam seguir a carreira da magistratura. A habilitação era também obrigatória para tabeliães e escrivães.
Estes processos de habilitação tal como os destinados a servir o Santo Ofício ou para admissão nas Ordens Militares ricos em informação genealógica, são importantes documentos para a História Social do País e para a História do Direito Português.
O núcleo é constituído por 11.491 processos inventariados que se encontram organizados por ordem alfabética e distribuídos por 289 maços, com datas compreendidas entre 1640 e 1833…”
Com um prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa.
–
PUBLICACAO: Lisboa : Guarda Mor, 2006
DESCR. FISICA: 306 p p. ; 30 cm