Jovens e Educação Em Meio Rural : Levantamento de Iniciativas Juvenis

Coordenação de José Brás, José Carlos Albino, Rui D’espiney.

Categoria:

3.00 

1 em stock

Descrição

Prefácio

Jovens Desafiam o Desenvolvimento Local, em Meio Rural Jovens, Educação, Meio Rural, uma trilogia de palavras que acompanhou o (des)envolvimento em rede deste projecto. Partindo do local, passando pelo regional até ao plano nacional, foi trilhado um caminho para forjar conhecimento, relações, interacções e desocultar vivências, projectos e anseios de tantos que persistentemente animam e desinstalam as gerações mais jovens e as suas comunidades.

Este percurso de três anos permitiu que centenas de jovens e animadores associativos se sintam: mais enriquecidos, porque aprofundaram o conhecimento de outras culturas, experiências e saberes; mais participativos, porque partilharam a responsabilidade de realização de acções a nível local, regional e nacional; mais conscientes como cidadãos, porque mais conscientes do seu imprescindível papel como agentes activos das comunidades; mais solidários, porque sentiram a força que lhes advém da partilha de vivências, dúvidas, dificuldades e da experiência de cada um e do trabalho conjunto que permite, tantas vezes, superá-las.
Também se aperceberam que a realidade que nos cerca faz um alerta permanente para novas tarefas, novos desafios. As nossas comunidades são vítimas do crescimento económico desmesurado que não respeita e não tem em conta a sustentabilidade que os nossos antepassados nos legaram. A nossa sociedade empurra-nos para um consumismo sem escrúpulos, esquecendo-se que este modelo de bem estar para uns, não é extensível ao bem estar da maioria que vivem nas aldeias, nas cidades, no país, no planeta.
Esta realidade está bem presente no nosso meio rural, apesar de nós o considerarmos como espaço privilegiado para uma vida saudável e espaço privilegiado para testar a viabilidade de um mundo mais equilibrado na relação do Homem entre si e com a natureza. Por isso, aos jovens e animadores é proposto que não se deixem embalar nem embarcar em soluções fáceis para o seu local, para a sua comunidade. A comunidade rural de hoje não será mais “a aldeia do passado”, mas cabe-nos não deixar que seja apenas e só “urna cópia do mundo urbano”, com tudo o que ele transporta de menos bom. A cada espaço físico, a cada comunidade, cabe o seu desenvolvimento próprio e específico, de acordo com as aspirações profundas dos seus residentes e dos equilíbrios que pretendem construir no seu habitat, numa interligação e convergência profícua com outros espaços e outras comunidades. Estamos, pois, perante um desafio complexo e exigente, que reclama muita imaginação e convicção.

Por isso, às Associações e Organizações Cívicas e Solidárias, enquanto expressão do movimento do desenvolvimento local, é pedido que abram novas frentes de acção, mais mobilizadoras e atractivas para os jovens, de modo a que estes possam desenvolver todo o seu potencial de voluntarismo, autonomia, prazer, dedicação e inovação. Falamos da vertente ambiental, enquanto acção em favor da protecção da natureza e do planeta em que habitamos; da cidadania activa e responsável, enquanto expressão da responsabilidade pela actuação em favor do outro cidadão igual a nós em direitos e deveres e, por último, mas de importância primordial, no domínio da cultura, enquanto expressão da identidade, dos valores, do conhecimento e de uma ética na vivência do dia a dia.
Este livro tem dentro de si uma experiência que foi caminhada e procura de tantos que o projecto cativou e envolveu ao longo do seu percurso. Faz eco da voz dos jovens de todo o pais que estão empenhados em iniciativas juvenis, expressão clara da sua participação e intervenção na vida associativa, cultural e social das suas comunidades. A partir das realidades, dúvidas e ansiedades reveladas será possível encontrar algumas pistas ou respostas para os jovens, para a educação e para o meio rural.
Aos actores deste projecto um Bem Hajam pela oportunidade que nos deram para saborear a sua experiência e para pensar em conjunto o nosso futuro.

Detalhes:

Idioma: Português

Autor:

Editora: Animar

Ano: 2002

Descrição Física: 145 p. : il. ; 21 cm

Condição: Bem conservado