Introdução à Biologia / Kenneth C. Jones, Anthony J. Gaudin

12.00 

1 em stock

Descrição

Sumário

1 Segundo a teoria da evolução química, a vida na Terra teve origem em resultado da agregação de moléculas complexas que eventualmente adquiriram a capacidade de reprodução e de obtenção de energia do seu ambiente. Experiências laboratoriais mostraram que moléculas orgânicas tão complexas como aminoácidos podem ter surgido espontaneamente em condições que provavelmente existiram na Terra há quatro ou cinco milhões de anos.

2. Os mais antigos fósseis de seres vivos datam de há mais de três biliões de anos. Eles assemelham-se aos mais simples organismos vivos actuais, as bactérias e as algas cíanofíceas.

3. Os mais antigos fósseis de organismos semelhantes a plantas datam de há dois biliões de anos e assemelham-se às algas verdes filamentosas actuais. Fósseis progressivamente mais complexos foram encontrados em rochas cada vez mais recentes.

4. As primeiras plantas terrestres apareceram há quatro milhões de anos. Elas desenvolveram inúmeras adaptações para enfrentarem o meio terrestre, incluindo tubos condutores de líquidos, peles espessas para resistir à evaporação e tecidos de suporte que permitiram habitats de crescimento erecto. Mais tarde, desenvolveram folhas e estruturas reprodutoras complexas, tais como pinhas e flores.

5. Os primeiros fósseis semelhantes a um animal que apareceram datam de há cerca de mil milhões de anos. Uma vez estabelecido o modo de vida consumidor, com um estilo de vida viável, os animais irradiaram para diversos nichos alimentando-se de plantas disponíveis e, eventualmente, uns dos outros.

6. Diferentes planos de estrutura do corpo evoluíram nos animais. Pelotmienos quatro grupos de animais (os moluscos, os vermes segmentados, os artrópodes e os vertebrados) deram origem, independentemente, a grupos divergentes que deixaram a água e passaram a viver em terra.

7. Os primeiros vertebrados apareceram nos oceanos há cerca de 450 milhões de anos. Estes grupos ancestrais foram os precursores das actuais lampreias, tubarões, raias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A evolução e a irradiação adaptativa dos vertebrados foi assinalada por especializações na locomoção, hábitos alimentares, fisiologia interna, na reprodução e nos cuidados dos progenitores com a prole.

 

(…)