Descrição
«A desvalorização da criança, o insucesso e o desinteresse escolar constituem hoje fenómenos massivos cuja natureza e determinantes são de essência social. No entanto, manifestam-se-individualmente, sendo as crianças que têm atitudes de autodesvalorização, de insucesso ou de desinteresse. Para compreender como se determinam estas diferentes atitudes num grande número de crianças é preciso considerar ao mesmo tempo os dados sociais e psicológicos e as particularidades da escola. Geralmente a escola canaliza, orienta as potencialidades dos alunos, tornando apenas possíveis certas transformações.
«Essas diferentes transformações, resultam das brutais segregações escolares e da rotulagem das crianças. Resultam ainda, de modo mais subtil, da maneira de transmitir os conhecimentos, da escolha desses mesmos conhecimentos e da valorização relativa dos indivíduos.”
«Tudo isto revela que a nossa escola tem tendência a atribuir pouca importância ao indivíduo, a não respeitar a pessoa como tal: Revela ainda o impasse em que se encontra o conhecimento psicológico, constantemente desviado para a categorização e a atribuição de rótulos.»
LILIANE LURÇAT
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