Descrição
NOTA DE ABERTURA
Incluem-se neste volume textos e artigos de vária espécie. Inédito é apenas o último capítulo «Propostas para uma política económica exterior», que constitui aliás a razão principal desta publicação. A inclusão dos outros textos pareceu oportuna na medida em que se esclarece o pensamento implícito nas «propostas».
Os outros capítulos contêm, quase sem alterações, textos de várias proveniências. O primeiro é parte dum projecto de investigação, a levar a cabo na Universidade Nova de Lisboa, e cuja responsabilidade é partilhada com Maria Beatriz Rocha da Trindade (1975).
A Economia externa do Estado Novos é parte da minha contribuição para um trabalho colectivo (1), cujos co-autores são também José Medeiros Ferreira Carlos Almeida e Valentim Alexandre (1973).
Os terceiro e quarto capítulos são extractos dum trabalho publicado no N.° 4 da Polémica (1973): «O Estado e o Desenvolvimento». (‘) <Buisse-Portugal: de l’Europe à l’Afrique», CISCOP, Centro de Investigação sobre o Colonialismo Português, Genebra, 1973.
–
ÍNDICE
NOTA DE ABERTURA.
EMIGRAR UMA MANEIRA DE ESTAR NO MUNDO
A ECONOMIA EXTERNA DO ESTADO NOVO
Crescimento e integração.
O desenvolvimento subalterno
A economia do colonialismo.
RENOVAÇÃO DO PACTO COLONIAL
DO CAPITALISMO MONOPOLISTA DE ESTADO
DO CAPITALISMO ATRASADO AO DESENVOLVIMENTO SUBALTERNO
Caracterização do subdesenvolvimento Portugal não é um país subdesenvolvido Perspectivas de desenvolvimento e integração internacional
PROPOSTA PARA UMA POLÍTICA ECONÓMICA EXTERIOR
O interior e o exterior
Desenvolvimento e independência
Desenvolvimento
A independência nas relações económicas
Os espaços
A Europa
O Terceiro Mundo.
Os Países Socialistas
As multinacionais e os capitais estrangeiros
Comércio externo e política de exportação
Conclusões
NOTA FINAL
Detalhes: