Hitler : Um Perfil do Poder / Ian Kershaw

10.00 

1 em stock

Descrição

Olhando-se para ele e para a vida que levou nas primeiras décadas da sua existência, Adolf Hitler dificilmente seria considerado um bom candidato ao poder ditatorial. Por que razão, de todos os fanáticos nacional-racistas da Alemanha do pós-guerra, foi ele quem conseguiu apelar às massas? Como veio uma tão improvável figura controlar a maquinaria de um complexo Estado moderno? Por que meios escapou a sua autoridade à manipulação das classes dominantes tradicionais e aos constrangimentos constitucionais? Até que ponto a sua personalidade modelou a orientação política da Alemanha? Terá sido realmente ele quem determinou a acção política e militar e tomou as decisões chave até ao fim?
Este estudo interpretativo de Ian Kershaw não é apenas uma breve biografia de Hitler. Visa directamente as questões acima enumeradas, debruçando-se em profundidade sobre a natureza e a mecânica do poder de Hitler e sobre o modo como ele o usou.
Sendo o horror e a desumanidade do Terceiro Reich um dado adquirido, é agora oportuno reavaliar as suas causas. Esse é também o objectivo desta obra, que transcende a sua extensão relativamente modesta pela clareza e autoridade da sua análise, mas também pela sua refutação do mito do génio maníaco que teria sequestrado uma nação supostamente incapaz de lhe resistir.

Detalhes: