História de Angola (Primeiro e Segundo Períodos de 1482 a 1648) / Ralph Delgado

Trata-se da 1ª edição muito rara, apenas do 1º volume deste trabalho.

 

30.00 

1 em stock

Descrição

Trata-se da 1ª edição muito rara, apenas do 1º volume deste trabalho. As primeiras edições dos quatro volumes que integram esta obra foram publicadas separadamente ao longo de um período de tempo dilatado sendo cada um deles uma obra completa. A história de Angola de Ralph Delgado é um trabalho baseado em documentação de arquivo imprescindível para o estudo da presença portuguesa e dos povos que habitavam o território.

INTRODUÇÃO:

É este mais um ensaio histórico sobre Angola.
Síntese catalogada, se não satisfaz as exigências da matéria, fundindo a narrativa e a explicação com profundeza, tenta preencher, no entanto, lacunas
fundamentais da cronologia das diversas etapas da evolução territorial e da interpretação dos respectivos acontecimentos.
Para melhor metodização, o trabalho foi dividido em cinco períodos, separados pelas suas características sociais, económicas e militares; sendo as fontes rebuscadas em trabalhos coevos e em documentos publicados e propositadamente investigados no Arquivo Colonial de Lisboa, há cerca de dois anos. E esses mesmos períodos subdivididos em capítulos, subordinados ao factor dominante do seu pequeno ciclo evolutivo, donde lhes vem o nome, e demembrados, por seu turno, em factos primordiais da sua substância objectiva e evocadora.
As etapas classificadas foram baptizadas, genericamente, por esta forma, em função dos seus aspectos mais importantes:
Primeiro Período:— Descobrimento, política de captação e monopólio comercial (1482 a 1575).
Segundo Período: — Desenvolvimento do tráfico. fase inicial da conquista e condomínio luso-flamengo (1575 a 1648).
Terceiro Período : — Dependência do Brasil, segunda fase da conquista e progresso social e administrativo (1648 a 18360).
Quarto Período:— Abolição da escravatura, ocupação definitiva do território e início do aproveitamento das fontes de riqueza (1836 a 1918).
Quinto Período: — Expansão económica e administrativa, transformação social e caminhada para a criação de um estado português de grande amplitude (1918 a ?).
Serão focados, nestes dois volumes, os dois primeiros períodos, fases experimentais, para assim dizer, de dois processos de actuação: da absorção pacífica e da conquista militar; o primeiro com o seu fulcro em S. Salvador, no Congo, e o segundo, como os restantes, em Luanda, no reino Angola. Os períodos seguintes e a sua Justificação ficarão para trabalhos posteriores.