História da Moeda em Portugal / Javier Sáez Salgado

Categoria:

35.00 

1 em stock

Descrição

A moeda metálica e cunhada nasceu no mundo grego por volta do século VII a. C., conhecendo a partir dessa época uma difusão gradual, entre as convulsões da história, e resistindo até aos nossos dias. Romanos e árabes trouxeram-na para a Península Ibérica e, após a fundação de Portugal, cedo se cunhou uma moeda própria do novo reino. Através das suas gravuras, as moedas reflectem a história do país em movimento e, ao mesmo tempo, a permanência do que se manteve para lá do decurso dos séculos, evocando reis e presidentes da República. comemorando feitos, factos ou figuras, aliando à função prática de um meio de pagamento, os sinais e os símbolos da nacionalidade. Hoje, com o desaparecimento anunciado das moedas nacionais, emergindo no horizonte uma moeda europeia, inicia-se um novo ciclo histórico. Também se esboçam, com o desenvolvimento da chamada «economia digital» e a progressiva desmaterialização do dinheiro, formas diversas de encarar a moeda no futuro. A história da moeda em Portugal, agora apresentada pelo cartão unibanco,
é um valioso contributo, neste contexto, para dar a conhecer, entre outros aspectos, elementos essenciais que se constituíram como fundamentos do país.
Análise da circulação de moeda no território que hoje constitui Portugal Continental desde o período de ocupação romana até ao século XX, e a importância das moedas de cunho nacional como espelho da história de um país em movimento, «evocando reis, presidentes da República e comemorando feitos, factos ou figuras, aliando à função prática de um meio de pagamento, os sinais e os símbolos da nacionalidade».

Detalhes: