Guerra Colonial : Um Repórter em Angola / Carlos de Matos Gomes, Fernando Farinha

Categoria:

21.00 

1 em stock

Descrição

Este livro, com as magníficas fotografias de Fernando Farinha e os textos de algumas da reportagens da Guerra Colonial em Angola que as acompanharam, é um testemunho vivo e vivido dos últimos momentos da fantástica aventura planetária de um pequeno povo ao longo de 500 anos. Já seria importante apenas por guardar essa memória , mas ele é, além disso e acima de tudo, um objecto raro. Um objecto tão raro e emocionante como um álbum de família onde nos revemos para o bem e para o mal, pois aqui estamos dentro da nossa História.
Nenhuma das páginas deste livro nos deixa indiferentes. Ele reconduz-nos a um lugar e a um tempo carregado de emoções, de emoções radicais, de feridas abertas que ainda sangram. A África foi o sonho, talvez o último grande sonho, de gerações de portugueses, que, depois de terem percorrido os cinco continentes, para lá dirigiram as esperanças de uma vida melhor, de uma pátria melhor, e por elas se sacrificaram, alguns até ao limite da vida.
O último capítulo da aventura de quase 500 anos que trouxe a Portugal à sua base de partida começou a ser escrito em Angola há mais de 40 anos, mas todo o século XX foi o século de África para Portugal e, seja o que for que cada um pense sobre o passado das relações de Portugal com África, este livro faz parte da inalienável e comum herança de portugueses e africanos, pois contém uma parte da África que existe em todos nós.