Exercício Sobre o Sonho [aliás*: Sono] e a Vigília de Alfred Jarry ; Seguido de o Senhor Cágado e o Menino / António Maria Lisboa

65.00 

1 em stock

Descrição

Primeira edição destes textos até então inéditos de António Maria Lisboa. Publicado por Mário Cesariny na importante Antologia em 1958, o título saiu gralhado, devendo ser antes Exercício sobre o SONO (e não sonho) e a Vigília de Alfred Jarry. O Exercício foi cedido por Helder Macedo a Mário Cesariny, composto por três folhas dactilografadas e com a nota de Helder Macedo no verso da última folha este texto de António Maria Lisboa foi-me cedido por Luiz Pacheco, que assinou pelo autor, para publicação em Folhas de Poesia, 3. O Senhor Cágado foi, segundo Cesariny, o único texto que L.P. [Luiz Pacheco] me cedeu, em cópia dactilografada. Ambos saíram pela primeira vez nesta edição que foi custeada com a venda de um guacho de Maria Helena Vieira da Silva, então em Portugal.

* Mário Cesariny dá notícia desta gralha tipográfica na 1.ª edição do livro Poesia, de António Maria Lisboa, na colecção Documenta Poética da antiga Assírio & Alvim (Lisboa, 1977), ainda hoje a mais correcta reunião do legado do poeta… porque a sua reedição, volvidos quase vinte anos, é um modelo de bom comportamento editorial que não se coaduna com o conteúdo.