Estudos de semiótica fílmica : fascinação e distanciação / F. Gonçalves Lavrador (2 VOLS)

Categorias: ,

20.00 

1 em stock

Descrição

Estuda-se, neste volume, os aspectos fundamentais da chamada fascinação do modo de comunicação fílmico e, como consequência, a possibilidade de se adoptar uma distanciação entre o espectador e a obra, quer como base constante de uma estilística que apele para a actividade do espectador, qur como processo de acção dialéctica integrar em síntese mais ampla, quer ainda como meio de introduzir um tom irónico, satírico, caricatural ou até polémico.

ÍNDICE

PRIMEIRO VOLUME
1. Pequeno Apontamento Introdutório
2. O Conceito de Fascinação.
3. Primeiros Passos na Análise do Conceito de Distanciação
4. Focalização ou Perspectiva Diegética
5. Focalização Diegética Fílmica e Distanciação A Distanciação Brechtiana

SEGUNDO VOLUME

7. Apresentação, Representação, Fixação e Transpresentação Diegéticas
8. A Fascinação Filmofânica
9. O Desenvolvimento Tecnológico e as Novas Perspectivas da Fascinação Filmofânica
10. A Fascinação do Som
11. Reforço da Fascinação Filmofânica.
12. Distanciação Filmica e Dialéctica Fascinação-Distanciação
13. Fascinação, Distanciação e Arte Crítica
14. Os conceitos de Abertura e Abstracção Diegéticas.
15. Obscuridade e Ambiguidade Semióticas: Efeitos de Estranhamento
16. Distanciação Filmofânica e Distanciação Diegética: impossibilidade duma distanciação exclusivamente filmofânica
17. Processos estilísticos de distanciação diegética: análise e exemplos
18. Distanciação de primeiro grau diegético e jogo fascinação-distanciação na subfocalização diegética centrífuga: breve análise
19. Distanciação no cinema português: a obra de Manuel de Oliveira
20. Reflexões finais sobre Ética e Fascinação-Distanciação