Descrição
Primeiro volume da mítica Trilogia do Cairo, a saga de uma família que é também a saga de um país e de um povo.
Entre 1917 e 1919 o Egipto está ainda sob domínio britânico. Numa época em que o mundo se encontra envolto numa guerra mundial e o país em convulsões sociais e políticas graves, este primeiro romance da famosa Trilogia do Cairo, do prémio Nobel egípcio Naguib Mahfouz, traz-nos o dia-a-dia da família do comerciante cairota, um homem conservador e tirano, das suas duas esposas e dos filhos de ambas.
As relações entre os membros da família, bem como entre estes e o resto da sociedade do Cairo, vivem uma tensão galopante, como acontece com o mundo à sua volta, para terminarem na perspectiva caleidoscópica de uma família dividida e da revolução egípcia de 1919.
«Como Balzac e Zola, como Tolstoi e Faulkner, Mahfouz foi testemunha do seu tempo, testemunha que ecoou o seu povo e o seu país, aquele que atravessava quotidianamente as ruas da cidade e frequentava os seus cafés. […] Foi um escritor visionário e corajoso […] cuja obra honra não apenas as letras árabes, mas a literatura universal.»
Tahar Ben Jelloun (prémio Goncourt)
«Foi um dos principais responsáveis pelo reconhecimento da cultura e do modo de vida árabes no mundo moderno.»
Hosni Mubarak
«A Trilogia do Cairo de Naguib Mahfouz estende a sua sombra sobre todos os escritores contemporâneos. Ele é o Tolstoi árabe.»
Simon Sebag Montefiore
Detalhes: