Defesa e Divulgação do Património Cultural em Freixo de Numão : Uma Experiência Que Urge Realçar, Um Exemplo a Seguir na Salvaguarda das nossas Raízes

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Descrição

ÍNDICE

1 PATRIMÓNIO E ASSOCIATIVISMO — Os primeiros passos
1.1 O que é o património Cultural?
1.2 Os primeiros passos
1.3 À procura de uma identidade — o lema para o arranque
1.4 Apoios, incentivos e dificuldades
|1.5 – O êxito da exposição de Setembro de 1981
2 ANO DE 1982 — Primordial para a dinamização e valorização da Defesa do Património na freguesia de Freixo de Numão
2.1 Papel preponderante do então FAOJ e programas ocupacionais
2.2 Quando a Cultura mete Política!?!
2.3 Acções mais relevantes desenvolvidas pelo Grupo de Defesa e Divulgação do Património Cultural no ano de 1982
2.4 Expor para divulgar… expor para dinamizar
2.5 Apostando na divulgação — criando credibilidade na Comunidade — conquistando apoios de Entidades Públicas e Privadas
2.6 A projecção exterior — através da imprensa escrita, falada e audio-visual
2.7 – A investigação documental — publicações em policópia
2.8 A revista DE NAUMAM e o Jornal NOTÍCIAS DE FREIXO DE NUMÃO
3 DE 1983 A 1991 — Difíceis caminhos percorridos… mas sempre na
vanguarda, na salvaguarda dos valores culturais
3.1 GRUPO DE DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL — Os elementos dinamizadores, ontem e hoje, desta vasta acção
3.2 A contribuição para legislação Autárquica, no domínio da Defesa do Património Cultural
3.3 Anos de 1985 e 1986 — Acções concertadas entre a Associação/Grupo de Defesa do Património e as Autarquias, num objectivo de Defesa do Património
3.4 Acções de intoxicação da Opinião pública
3.5 O alastramento das acções de sensibilização a nível regional — área do concelho de Vila Nova de Foz
4 ANO DE 1992 — O tudo ou nada na maior ofensiva de sempre no domínio
da defesa e valorização do Património
4.1 Várias frentes no domínio da investigação histórica
4.2 Obras Públicas (caso do restauro da Escola Primária) e obras da área do
património Sacro/Religioso (casos da Igreja Matriz e Capela de S. Sebastião)
constituem êxito assinalável e contribuem fortemente para a sensibilização da população para os valores do Património
4.3 Grupo de Defesa do Património, com os apoios do INSTITUTO DA e JUVENTUDE e Bureau PETRA/JEUNESSE da Comissão das Comunidades Europeias, investe no Património, em várias frentes
4.4 Em paralelo com a acção do Grupo de Defesa do Património, um elevado número de moradores da freguesia, por iniciativa própria, ajuda a melhorar a arquitectura do tecido urbano, na forma das “Origens”
5 – ANO DE 1993 — A MATURAÇÃO (Realizações e Projectos)
6. — RECONHECIMENTO PÚBLICO DA VASTA ACTIVIDADE CULTURAL
6.1 – Reconhecimento da ACDR de Freixo de Numão como PESSOA COLECTIVA DE UTILIDADE PÚBLICA
6.2 Concessão do DIPLOMA DE MÉRITO pelo Executivo Municipal da ‘
Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa
6.3 Concessão do GRAU DE MÉRITO CULTURAL por parte da Associação dos Jogos Tradicionais da Guarda
6.4 DIPLOMA por “Acciones de desarollo comunitário en el Medio Rural” por la FUNDACION SEMANA VERDE DE GALICIA
6.5 Premiada com ACCESIT (2.º classificado) na semana Verde de Galicia/1993
por “Melloras de Desenvolvimento no Medio Rural”
7 HISTORIAL/RESUMO das principais actividades do GRUPO DE DEFESA
DO PATRIMÓNIO — no período de 1980 a 1993
8 RELANÇAMENTO DO ARTESANATO (1982) e FOLCLORE (1984 e 1985)— iniciativas sem êxito!
9 NA DEFESA DOS VALORES TRADICIONAIS
9.1 OS JOGOS POPULARES — Actividades lúdico/tradicionais u
9.2 AS FESTAS POPULARES DE S. PEDRO; as TRADIÇÕES DE CARNAVAL.
A FOGUEIRA DE NATAL,… alguns dos valores que se teima em fazer
preservar para que não se perca uma identidade Colectiva
9.3 O TEATRO E A MÚSICA POPULAR/TRADICIONAL ………..sio 115
10 A IMPORTANTE ACÇÃO DE DIVULGAR .
10.1 Participando em desfiles de carácter Histórico, Etnográfico e Alegórico
10.2 Expondo, mostrando, predispondo à crítica e ao elogio aquilo que nem
sempre (ou quase nunca) é compreendido
10.3 Numa fase mais avançada (o que já vem acontecendo desde 1991) a
4.5 promoção de visitas de estudo, para Alunos e Professores dos
4.6 vários ramos de ensino, da área e áreas limítrofes
(…)