Caracterização Social da Cidade de Lisboa – Vol. I : Diagnóstico da situação por Freguesia

Esta obra é composta por dois volumes, sendo que estamos a comercializar o primeiro. Não temos o segundo volume, “Análise comparativa de alguns elementos”.

7.00 

Esgotado

Descrição

NOTA INTRODUTÓRIA

O trabalho de Caracterização Social da Cidade de Lisboa, decorre do Protocolo assinado em 12 de Maio de 1980 entre o Ministro dos Assuntos Sociais, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Visando o lançamento e execução de um Programa de Equipamento Social para Lisboa, o Protocolo fixou os seguintes objectivos:

1. Levantamento sistemático das carências em equipamentos sociais que mais afectam a qualidade de vida das populações.
2. Definição de uma ordem de prioridades na satisfação das carências em equipamentos sociais.
3. Levantamento e reconhecimento das diferentes instituições, públicas e privadas, com vocação social, no sentido de determinar as suas capacidades – reais e potenciais – e as suas vocações específicas.
4. Estabelecimento, com base nos elementos anteriores, de um Plano de cobertura da cidade em equipamentos sociais.
5. Realização de acordos com cada uma das instituições inventariadas, de harmonia com o seu estatuto jurídico e a sua vocação própria, para o desempenho de tarefas especificas no âmbito do referido plano.

No concernente à problemática habitacional, e tendo em conta que a resolução da mesma não se reduz à construção e atribuição de casas, implicando, também, uma efectiva integração social dos cidadãos, as três entidades signatárias do Protocolo tomaram a decisão de “criar e dotar dos dispositivos eficazes para este fim os locais de realojamento necessários para se poder pôr em prática um verdadeiro reordenamento urbano, especialmente nas zonas degradadas ou de habitação precária” (Cláusula IV).