Descrição
“…contendo noticias historico-heraldicas, genealogicas e duas mil quatrocentas cincoenta cartas de brazão d’armas, das familias que em Portugal as requereram e obtiveram e a explicação das mesmas familias em um indice heraldico. Com um appendice de cartas de brazão passadas no Brazil depois do acto da Independencia do Imperio…”
Obra de grande importância para o estudo da heráldica e genealogia luso-brasileira.
Edição facsimilada da primeira de 1872, limitada a 520 exemplares, numerada e assinada por um dos editores.
O segundo volume é o”INDICE HERALDICO OU DESCRIPçãO COMPLETA DAS ARMAS DE TODAS AS FAMILIAS QUE EM PORTUGAL TIVERAM E REGISTRARAM CARTAS DE BRAZãO D’ARMAS…”.
Junta-se os “íNDICES DAS CARTAS BRASãO DE ARMAS DO “ARCHIVO HERALDICO-GENEALOGICO” do Visconde de Sanches Baena, com organização de D. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa numa edução da Livraria Esquina do Porto em 1993 com 82 páginas.
E, finalmente, junta-se as Cartas de Brasão Modernas de Ruy Dique Travassos Valdez – Complemento do Arquivo Heraldico-Genealógico do Visconde Sanches de Baêna. É a segunda edição deste importante trabalho para os estudos heráldicos, genealógicos e nobiliárquicos.
As Cartas de Brasão de Armas, ou simplesmente Cartas de Armas, eram diplomas manuscritos e ricamente iluminados, que concediam a um indivíduo o direito de usar as armas (brasão) nelas especificado.
Muito cuidada edição fac-similada da primeira publicada em 1935, apresentada com grande rigor gráfico e ilustrada com desenhos reproduzindo dezenas de brasões de armas.
Detalhes: