Almada : Toponímia e História das Freguesias Urbanas / R. H. Pereira de Sousa

Categorias: , Etiqueta:

10.00 

1 em stock

Descrição

Ainda que vários estudos sobre Almada sejam já suficientes para formas uma obra volumosa, o único trabalho existente sobre toponímia é a obra intitulada “Roteiro” de autoria do Conde dos Arcos que se circunscreve à freguesia de Caparica. Trabalho de mérito, tem constituído ferramenta auxiliar de muito estudioso, embora peque pela etimologia que repete sem crítica Pinho Leal e outros pouco ou nada fidedignos.
À parte a excepção anterior, raramente os “almadanógrafos” (passe o neologismo…) se debruçaram sobre a toponímia limitando-se a citações isoladas ou a divagar sobre lendas. O presente trabalho pretende: preencher o vazio relativo ás freguesias de Almada e Cova da Piedade, acerca das quais nenhum estudo foi publicado, prevenir contra alguns dos flagrantes erros que, infelizmente, continuam circulando com foros de verdades;; e proporcionar apoio a estudiosos, quanto for possível ao autor.
O assunto merecia ser tratado numa base regional mais ampla, considerando todos os concelhos da margem esquerda do Tejo desde Alcochete a Almada.
O dicionário de topónimos refere-se apenas às citadas freguesias urbanas que constituem de facto a cidade de Almada mas, os considerandos introdutórios sobre a caracterização geográfica, topónimos antigos, etc., era indispensável ser tratada num todo mais vasto, pelo que se referem ao actual e, por vezes, ao antigo concelho.

– R. H. Pereira de Sousa

Detalhes:

Ano: 1985

Nº Edição:

Descrição Física: 214 p. : il. ; 21 cm