Alarme Em Orleães : Escravatura Branca ou Anti-Semitismo? / Edgar Morin

6.00 

1 em stock

Descrição

Um jornal de província, francês, publicou, sem indicação de procedência, um pequeno excerto do livro «A Escravatura Sexual», de Stephen Barlay, editado há pouco nesta mesma colecção e que vem constituindo, com certeza, o maior êxito editorial do ano, em Portugal. Tanto bastou para, numa zona específica da França, se desencadear um processo insólito em cidade tão equilibrada e digna da melhor tradição francesa como é a de Orleães.
O sucesso verificou-se em Maio de 1969. E logo correu o boato de que, naquela cidade, seis comerciantes judeus tinham feito desaparecer umas tantas mulheres, drogando-as, prendendo-as em caves e fazendo-as seguir, em submarino (?) para centros exóticos de prostituição. Pelo fim do referido mês, as coisas agravam-se e tomam um carácter quase ameaçador para os «culpados». Os clientes desertaram dos seus estabelecimentos, vêm-se rodeados por um clima de loucura. Têm de alertar a polícia. Tudo se passou quase em segredo, de boca em boca, em voz baixa. O boato mais louco, mais grotesco, mais infame, pode circular, crescer, emocionar a cidade mais equilibrada, tantas vezes escolhida pelos institutos de sondagem como a mais típica da opinião média em França. A cem quilómetros de Paris, a idade média… Em 1969, Ano Mil…
Edgar Morin, reputado sociólogo bem conhecido dos leitores portugueses, fez-se acompanhar de uma equipa de investigadores e procedeu a um inquérito apaixonante. Porquê Orleães? Porquê judeus? Como se propaga um boato? Como se transforma ele num mito? Como se formam os anti mitos? Uma sociedade aparentemente equilibrada estará constantemente ameaçada por grandes perigos de tentações racistas?
Com a extraordinária «imaginação sociológica» que se lhe reconhece, Edgar Morin vai muito mais longe na exploração de tema tão aliciante. Um anti-semitismo latente que ainda poderá existir nas classes médias ocidentais, uma certa literatura popular que desnorteia a sociedade feminina, as fábulas e os perigos que, minuto a minuto são injectadas no tipo de formação das rnass-media e da nova civilização urbana: um estudo objectivo e apaixonante que é urgente ler.

Detalhes do produto