A Palavra Essencial : Estudos sobre a Poesia / Adolfo Casais Monteiro

10.00 

1 em stock

Descrição

A palavra essencial representa mais uma importante contribuição de ADOLFO CASAIS MONTEIRO à moderna crítica literária brasileira, à qual traz o fruto de suas pesquisas e estudos no campo da literatura, iniciados há mais de 30 anos, em Portugal.

Crítico já consagrado, conhecedor do difícil e tantas vezes ingrato terreno em que desenvolve sua atividade profissional, CASAIS MONTEIRO já de há muito se impôs com segurança ao público leitor brasileiro, através de sua extensa colaboração na imprensa. E é justamente dessa faina jornalística que partiu o Autor para a organização do presente volume, que reúne diversos trabalhos, enfeixados em seis partes, que guardam entre si o nexo e o interesse da poesia. Eis, pois, reunidos em livro, revistos e prontos a desempenharem o papel que lhes cabe na formação de nosso moderno pensamento crítico, vários ensaios e estudos de inegáveis méritos e de interesse que reputamos permanente.

Não se trata de um conjunto de trabalhos esparsos,  arbitrariamente colecionados sob um título; pelo contrário, mesmo em se podendo considerar cada parte como autônoma, subsiste o laço comum entre elas, e, bem assim, a coerência interna de cada subdivisão, sendo cada parte uma longa digressão sobre determinado tema, caro ao Autor, sem dúvida, mas exposto de maneira a interessar verdadeiramente o leitor.

Por outro lado, se algumas vezes CASAIS MONTEIRO se coloca vigorosamente numa posição eminentemente pessoal, isto só pode depor a favor da profundidade com que esmiuçou e meditou os temas que abordou, o que lhe confere, sem favor algum, autoridade no que afirma. E nestes estudos encontrará também o leitor a poesia tratada em termos de rigorosa erudição, mas tornada mais próxima de nós, sem ser vulgarizada. E essa capacidade de nos mergulhar nas subtilezas da poesia, que, como parte integrante da literatura, é “uma luta para integrar, na realidade, dando-lhes permanência, as invenções através das quais os homens tentam reconhecer o sentido da existência, impor à marca de sua presença num universo onde a cada passo se sentem à beira de um
precipício”, tem-na CASAIS MONTEIRO de sobejo, sem nos enfastiar ou Irritar.

Compõem o presente livro estudos sobre a poesia moderna, inclusive com considerações sobre o concretismo, poesia e forma, poesia e humanismo, o mistério da poesia, o surrealismo, sobre a “superstição da forma”, e Jules Supervielle, ao longo dos quais não poucos poetas das últimas décadas, como Whitman, Baudelaire, Poe, têm aspectos de sua obra analisados com a isenção e a proficiência deque qualquer parte deste livro é demonstração cabal.

No dizer do Autor, “o verso é uma confluência imprevisível de causas que, mesmo reconhecidas, mesmo compreendidas, não nos poderiam dizer o segredo da sua transformação em poesia”. O mistério persiste, mas a palavra essencial nos ajuda a compreendê-lo melhor.

Detalhes: