A África na política de cooperação europeia / Ramiro Ladeiro Monteiro

4.00 

1 em stock

Descrição

O que, em primeiro lugar, desejaria sublinhar e enaltecer é a decisão do autor de trazer a público, em versão ampliada e aprofundada, matéria leccionada sob o tema da cooperação europeia para o desenvolvimento em Africa, no mestrado de relações internacionais ministrado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
É que, por um lado, sempre pensei — mesmo quando desempenhei funções docentes no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, ali procurando fazer, pela primeira vez, um curso de Economia Portuguesa, cadeira então inexistente — que os professores têm obrigação de pôr à disposição dos seus alunos um texto de base a partir do qual, e mediante o apoio de bibliografia adequada, estes poderão produzir trabalhos de investigação; por outro lado, o conteúdo desta obra constitui um dos grandes temas da actualidade, com enorme interesse para o grande público.
O texto está redigido de forma clara, perfeitamente acessível a todos os estudiosos desta palpitante matéria, sem deixar de ser, simultaneamente profundo quanto às vantagens e desvantagens dos diversos instrumentos utilizados. Trata-se, sem dúvida, do estudo mais abrangente até agora produzido sobre este tema, que ganha particular acuidade no momento em que se discutem as alternativas apresentadas no Livro Verde sobre as relações entre a União Europeia e os países ACP.
O autor aproveita também para se debruçar sobre a Cooperação portuguesa, matéria sobre a qual muito se fala em negócios e seminários mas que continua, infelizmente, inquinada por uma descoordenação que lhe retira a eficácia desejada, o que aliás é focado pelo Doutor Ladeiro Monteiro. (…)