O Operário em Construção e Outros Poemas / Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 1913-1980) é uma das figuras mais celebradas da literatura brasileira do século XX e um nome incontornável da bossa nova, da qual foi co-autor de canções universalmente conhecidas como Garota de Ipanema ou Chega de Saudade.

REF: POES1564 Categorias: , Etiquetas: ,

6,00 

Esgotado

Descrição

Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 1913-1980) é uma das figuras mais celebradas da literatura brasileira do século XX e um nome incontornável da bossa nova, da qual foi co-autor de canções universalmente conhecidas como Garota de Ipanema ou Chega de Saudade. Diplomata de carreira, poeta lírico de obra vastíssima e dramaturgo, Vinicius é figura tutelar do modernismo brasileiro tardio. O Operário em Construção e Outros Poemas, na edição portuguesa da Dom Quixote, integra a colecção Poesia Século XX.

O poema-título, escrito em 1956, é um dos mais célebres da poesia social brasileira: longo poema narrativo em que se conta a tomada de consciência de classe de um operário, na linha da grande poesia comprometida do segundo pós-guerra latino-americano. Apresenta-se em diálogo crítico com a tradição da parábola evangélica — a tentação no monte, transposta para o canteiro de obras — e tornou-se referência fundamental da poesia política em língua portuguesa. O conjunto da antologia recolhe outras peças representativas da diversidade vinicia, do soneto amoroso ao poema irónico, mostrando a amplitude de uma das mais versáteis vozes líricas brasileiras.

A edição portuguesa da Dom Quixote, integrada na sua reconhecida colecção de divulgação da poesia mundial, dirige-se aos leitores portugueses que procurem, em formato acessível, uma porta de entrada na obra viniciana. Constitui peça apreciável para os coleccionadores da poesia brasileira em edição portuguesa e para os bibliófilos atentos à colecção Poesia Século XX da Dom Quixote, marco editorial da divulgação da lírica internacional em Portugal.

Ficha Técnica
Título: O Operário em Construção e Outros Poemas
Autor: Vinicius de Moraes
Editor: Publicações Dom Quixote
Páginas: 148
Idioma: Português
Estado: Capas com alguns sinais de manuseamento; miolo bem conservado
Notas: Colecção Poesia Século XX.

Detalhes