O General do Diabo / Carl Zuckmayer

REF: TEAT0316 Categorias: ,

4,00 

Em stock

Descrição

O General do Diabo é uma famosa peça de teatro (drama em três atos) do autor alemão Carl Zuckmayer, publicada originalmente em 1946 e traduzida para português por Horácio Gama Tavares.

A peça, que se tornou um sucesso imediato no pós-guerra na Alemanha e na Suíça, aborda o dilema moral de indivíduos que, embora se oponham secretamente ao regime Nazi, acabam por colaborar com ele devido às suas paixões ou fraquezas pessoais.
Personagem Principal: O General da Força Aérea Harras, um herói de guerra carismático e amante da aviação, cuja figura foi inspirada no aviador e general alemão Ernst Udet, que se suicidou em 1941.
Conflito: Harras despreza os nazis e ajuda secretamente judeus a fugir, mas a sua paixão incontrolável por voar e a sua lealdade à pátria (não ao regime) levam-no a ocupar uma posição de destaque na Luftwaffe de Göring.
Enredo: Quando Harras é encarregado de investigar uma série de sabotagens em aviões, descobre que o responsável é um engenheiro de confiança que age por convicção. Incapaz de resolver o conflito entre o seu dever militar e a sua consciência moral, Harras decide cometer suicídio, testando ele próprio um dos aviões sabotados.
Temas: A obra explora a culpa coletiva, o oportunismo, a resistência e a questão de saber se é possível viver uma vida “justa” num sistema injusto.
A peça foi adaptada para o cinema em 1955, num filme de grande sucesso protagonizado por Curd Jürgens.

Detalhes