Historiadores do Portugal Antigo / Maria de Lurdes Belchior Pontes

REF: LIVDID007 Categorias: , ,

8,00 

1 em stock

Descrição

Capa de José Ruy.

ÍNDICE

Conversa com o Leitor

CAPÍTULO I
A Crónica Geral do Reino, Fernão Lopes encarregado por D. Duarte de escrever crónicas.

CAPÍTULO II
Grandes quadros das Crónicas de Fernão Lopes: Lisboa cercada; acção de graças pela batalha de Aljubarrota; o casamento de D. João e D. Filipa.

CAPÍTULO III
Retratos e pequenos quadros das crónicas de Fernão Lopes: retratos do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, D. João e D. Leonor Teles; o desastre do vau; o heroísmo do alcaide Nuno Gonçalves de Faria.

CAPÍTULO IV
Como Fernão Lopes escrevia a história: os seus métodos e princípios.

CAPÍTULO V
Gomes Eanes de Azurara – sucessor de Fernão Lopes. Quadros das Crónicas da Tomada de Ceuta e da Conquista da Guiné: a Rainha D. Filipa entrega as espadas a seus filhos; preparativos da partida para Ceuta; partilha de escravos em Lagos.

CAPÍTULO VI
As Crónicas de Rui de Pina, Quadros da Crónica de D. Afonso III: a vinda da Condessa Matilde a Portugal; ida da Rainha D. Beatriz a Espanha.

CAPÍTULO VII
Damião de Góis, autor das Crónicas do Príncipe D. João e do felicíssimo Rei D. Manuel; retrato de Damião de Góis; quadros da Crónica do Príncipe D. João; a tomada de Arzila; D. Afonso V arma o Príncipe, cavaleiro, em Arzila, Quadros da Crónica de D. Manuel: chegada do Gama à Índia; a matança dos Judeus.

CAPÍTULO VIII
A Crónica dos Descobrimentos e da Expansão. João de Barros, autor das Décadas da Ásia.

CAPÍTULO IX
João de Barros e o «descobrimento» da Índia, Quadros das Décadas: partida do Gama e chegada à Índia; recepção feita pelo Samorim aos Portugueses. Outros historiadores do Oriente: Castanheda, Gaspar Correia, etc.

CAPÍTULO X
A Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, Alguns quadros: a princesa Tigremahon saúda os Portugueses; feras e animais estranhos infestam um rio; o enterro de S. Francisco Xavier, em Goa; a cristã da China.

CAPÍTULO XI
A História Trágico-Marítima, Quadros dos naufrágios do galeão «S. João», onde se perdeu Manuel de Sousa Sepúlveda e a família, e da nau «Santo António».

Conclusão.


Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1956. 1.ª Edição. Com 160 págs. : ilust.; 17 cm; Broch.
[Bem conservado]