Descrição
Constantin Amariu nasceu a 20 de Outubro de 1923 na Roménia. De 1934 a 1942 frequentou um colégio militar. Em 1942 recusou partir para a Alemanha como oficial romeno da Wermacht. Ingressou na Universidade onde se manteve até 1946. No ano seguinte o governo francês concedeu-lhe uma bolsa de estudo, tendo-se fixado em Paris, onde, em 1950, obteve o diploma de Estudos Superiores da Sorbona.
Em A NOIVA DO SILÊNCIO, um soldado, cujo nome nunca é nomeado, regressa da frente da batalha onde prometera a um camarada moribundo anunciar a triste notícia aos seus parentes e desposar a irmã. Estranha missão, pois o soldado não conhece a jovem escolhida pelo destino como sua noiva; mas na Vrancea, terra de insólitos costumes, rodeada por altas montanhas, banhada por uma atmosfera de luz e poesia, onde o misterioso se torna natural, [rina — a noiva do silêncio — «sabe» quem vem ao seu encontro. Ela exprime a ansiedade e o amor num canto profundo que irrompe das raízes do seu ser, admirável canto nupcial que é simultaneamente um lamento fúnebre, aproximando dois seres destinados a amarem-se um ao outro.
Constantin Amariu é um escritor privilegiado que, sabendo contar uma história com um lirismo sóbrio e patético, digno de Lorca, desperta no leitor uma visão original do mundo, plena de poesia e de compreensão pelos homens.
Detalhes
- Autor/a:Constantin Amariu
- Editora:Arcádia
- Ano:1960
- Nº Edição:1ª (portuguesa)
- Descrição Física:149 p. [1] f. ; 19 cm
- Condição:Exemplar bem conservado
- Título Original:La fiancée du silence
- Tradução:Jorge Galvão